Trata-se de um curso livre, inteiramente gratuito, direcionado a estudantes de graduação e profissionais com formação superior completa, de todas as áreas do conhecimento e de todo o território nacional, com vistas a fornecer noções básicas sobre a Bioética.

O ensino da Bioética encontra-se atrelado a formação moral e ética na área da saúde. A ética da vida, como é chamada, é um campo de estudo constituído a partir da reflexão  sobre os limites existentes nas práticas que envolvem a vida e a saúde - incluindo-se a vida humana, animal, vegetal e ambiental. Assim, embora haja um foco privilegiado na saúde humana, a bioética diz respeito a vida, em todas as dimensões, constituindo-se em tema essencial para todos - cientistas, profissionais de saúde, pacientes e outros. Nesse sentido, é de significativa importância a existência de canais de ensino e discussão sobre o assunto

O objetivo principal do curso é introduzir o tema Bioética a partir de sua constituição histórica, princípios fundamentais e legislação pertinente.

O curso é desenvolvido no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) MOODLE, utilizando diversos recursos da Internet. Sua carga horária é de 40 horas, com atividades estruturadas em cinco unidades,  com verificação de conhecimentos a cada módulo e avaliação final. Os módulos são constituídos por textos, vídeos temáticos, enquetes para reflexão  e atividades complementares para fixação de conteúdo. Durante todo o período do curso, o aluno será acompanhado pela equipe docente e por tutores capacitados, favorecendo a interação e o aprendizado.

Descrição do conteúdo:

Apresentação e Notas Preliminares
 Unidade I - Conceituação, fundamentos e história
 Unidade II - Eventos históricos
 Unidade III - Princípio da Autonomia
 Unidade IV - Princípio da Beneficência
 Unidade V - Princípio da Justiça e Bioética no século XXI
 Considerações Finais e  Avaliação

LISTAS DE APROVADOS

- Primeira edição / 2019.1 - acesse AQUI

- Segunda edição / 2019.2 - acesse AQUI

- Terceira edição / 2020.1 - acesse AQUI