Congresso Brasileiro de Pneumologia e Tisiologia.

XXXVIII Congresso Brasileiro de Pneumologia e Tisiologia, IX Congresso Luso-Brasileiro de Pneumologia e XIV Congresso Brasileiro de Endoscopia Respiratória. Pôster Temático: “CURSO DE EAD EM TABAGISMO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO INSTITUTO DE DOENÇAS DO TÓRAX/UFRJ. Para visualizar o trabalho  apresentado acesse aqui.

Apresentação oral na 8ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ

Trabalho apresentado por alunas de graduação do  curso de Medicina: Caroline M.   Baía, Daniela Mayumi Yamamoto, Natália Larissa Martins Lisbôa e Renata Michelim Collareda dos Santos.

MONITORIA EM EAD: A EXPERIÊNCIA DO III CAT (III Curso  de Atualização e Prevenção do Tabagismo).                 Utilização de recursos da plataforma Moodle de ensino à distância, ferramenta que permite integrar professores, monitores e alunos para a formação continuada em saúde. A atividade de monitoria foi realizada por um grupo de alunos de graduação da Faculdade de Medicina da UFRJ, sob a supervisão de professores e profissionais habilitados.Para visualizar o trabalho  apresentado acesse aqui.

NOVAS TECNOLOGIAS EM SAÚDE: ENSINAR E APRENDER.

Participação do aluno no processo de ensino aprendizagem e propagação do conhecimento através do uso das ferramentas tecnológicas disponíveis. Utilizando a plataforma Moodle como ferramenta para elaboração de cursos em EAD, e outras mídias interativas (como blogs e jogos educativos). Para visualizar o trabalho  apresentado acesse  aqui.

PULMÃO ONLINE: UM BLOG SOBRE SAÚDE RESPIRATÓRIA

Utilização de um blog como ferramenta de ensino aos alunos de graduação do curso de Medicina da UFRJ; estimular a aprendizagem colaborativa e fomentar a construção do conhecimento, permitindo que o aluno tenha um papel ativo no processo de ensino-aprendizagem; e divulgar informações relevantes sobre saúde respiratória à população. Para visualizar o trabalho  apresentado acesse aqui.

A PROPEDÊUTICA CLÍNICA ALÉM DA ANAMNESE

Elaboração de um curso à distância de Propedêutica Clínica por alunas do sexto período do curso de Medicina da UFRJ. O estudo da Semiologia, os sinais e sintomas das principais síndromes e a arte de obter esses dados, por meio da anamnese, constitui o corpo da Propedêutica Clínica. Para visualizar o trabalho apresentado acesse aqui.

III Encontro Educação a Distância INCA - Tradição e Inovação a serviço da vida

Realizado no dia  31/10/2017, promovido por meio do Núcleo de Educação a Distância do Inca/Ministério da Saúde, debateu a utilização de tecnologias interativas para a melhoria da aprendizagem em saúde. O evento também divulgou as ações desenvolvidas no âmbito da telessaúde, leia mais.

O setor de Telemedicina do Instituto de Doenças do Tórax/UFRJ representado pela Enf. Carla Santos, participou da mesa redonda, com a temática: "EAD como estratégia para capacitação de profissionais de saúde", compartilhando a experiência na capacitação de profissionais de saúde nos últimos anos. Para visualizar a apresentação acesse aqui.

Instituto de Doenças do Tórax / UFRJ

Rua Professor Rodolpho Paulo Rocco, nº 255 - 10° andar - sala 10E

Cidade Universitária - Ilha do Fundão - Rio de Janeiro/RJ - Brasil - CEP 21941-913

(21) 3938-6262/3938-2923