Projeto Novas Tecnologias Aplicadas em Saúde
O uso corrente de novas ferramentas de aprendizagem na Educação tem contribuído para aprimorar as técnicas de ensino e permitido aos alunos maior participação neste processo. As novas tecnologias exploram o uso de imagem, som e movimento simultaneamente e permitem que professores e alunos possam trabalhar e se comunicar à distância . A internet e as novas tecnologias de informação possibilitam um aprimoramento técnico-científico continuamente atualizado, que se prolonga além das formas presenciais de ensino tradicionalmente usadas; no entanto, os mecanismos de elaboração de material didático e os métodos de inserção desta prática no ensino das áreas da saúde e, principalmente, no ensino médico ainda são pouco explorados. Difundir o uso dessas novas tecnologias na formação dos profissionais da área da saúde vai possibilitar ao aluno exercer uma participação mais ativa no processo educacional. Esse projeto prevê a elaboração de textos, fotos e vídeos sobre temas ligados à Pneumologia e Tisiologia (saúde respiratória em geral) e a utilização de recursos virtuais para promover a aprendizagem e interatividade.
Objetivo: Contribuir para a formação acadêmica dos estudantes de medicina e demais áreas da saúde, treinando e despertando para as novas tecnologias da informação como recursos para a educação profissional, com vistas a possibilitar uma maior interação no processo ensino-aprendizagem.
São objetivos específicos deste projeto:
1) utilizar a informática como ferramenta de aprendizagem para o ensino nas áreas da saúde;
2) produzir conteúdos educacionais e cursos utilizando diferentes linguagens, tecnologias e canais;
3) permitir aos alunos o uso das tecnologias e mídias de forma crítica e autônoma;
4) desenvolver trabalhos científicos para apresentação em congressos e publicação em canais especializados a partir das experiências dos alunos.